CONSTRUÇÃO E ATRIBUTOS DE PROFISSIONALISMO EM UMA ESCOLA DE ENFERMAGEM NO CHILE

Autores

  • María Cecilia Arechabala Mantuliz Pontificia Universidad Católica de Chile.
  • Silvia Barrios Araya Pontificia Universidad Católica de Chile.
  • Marcela Urrutia Egaña Pontificia Universidad Católica de Chile.
  • Patricia Masalan Apip Pontificia Universidad Católica de Chile.
  • Soto Fuentes Soto Fuentes Pontificia Universidad Católica de Chile.

DOI:

https://doi.org/10.29393/CE29-20CAMP50020

Palavras-chave:

Profissionalismo, Atributos, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Docente de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Construir uma definição consensual de profissionalismo que contenha os atributos essenciais para um profissional em uma escola de enfermagem. Material e Método: Estudo descritivo qualitativo que utilizou a análise de conteúdo em três fases sequenciais: 1) Revisão integrativa entre 2009 e 2019 nos bancos de dados Pubmed, CINAHL, Nursing (Proquest), nas referências dos estudos selecionados e nas páginas de sociedades científicas
internacionais, sem limitações de idioma. A partir dos 33 textos completos selecionados, foram identificadas as definições de profissionalismo e seus atributos por meio das cinco etapas propostas por Whittemore e Knafl; 2) Exploração de abordagem qualitativa com amostra intencional que incluiu informantes-chave do programa de estudos de enfermagem, como alunos do último ano, docentes, graduados e empregadores; 3) Integração das informações coletadas por meio de uma construção em grupo, gerando registros de definições e atributos
comuns que foram relacionados sob um sistema de categorias até atingir a saturação. Finalmente, foi feita uma proposta de definição conceitual e de atributos de profissionalismo, validada por um participante de cada categoria. Resultados: Os atributos identificados foram a prestação de cuidados humanizados, com base em conhecimento científico sólido, com liderança, responsabilidade e respeito pelos indivíduos, famílias e comunidades. Conclusão: O profissionalismo foi definido por meio de cinco atributos que são consistentes com a literatura internacional. É importante que os docentes, tutores clínicos e preceptores adotem esses atributos,
já que eles contribuem para a formação dos futuros profissionais.

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Biografia do Autor

María Cecilia Arechabala Mantuliz, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Enfermera Universidad de Concepción (1980), especialista en Geriatría y Gerontología de la Pontificia Universidad Católica de Chile (1996), magíster en Psicología de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2002) y diplomada en Medicina Basada en Evidencia y en Revisiones Sistemáticas de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2010).

Categoría Académica actual:
Profesora Titular

Actividades en Investigación y publicaciones (últimos 5 años):

  • Su línea de investigación es cuidados crónicos y práctica basada en evidencia.

Silvia Barrios Araya, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Enfermera de la Universidad Austral de Chile (1987), Magister en Administración en Salud de la Universidad de Chile (1996), especialista en Enfermería Nefrológica de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2010), diplomada en docencia universitaria (2004), autocuidado en salud (2008) y medicina basada en evidencia (2011), todos de la Pontificia Universidad Católica de Chile.

Categoría académica actual:
Profesora Asociada

Actividades en investigación y publicaciones (últimos 5 años):

  • Su línea de investigación son las Condiciones Crónicas de Salud, Educación Superior, Educación para la Salud.

Marcela Urrutia Egaña, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Enfermera Pontificia Universidad Católica de Chile (2008) y Magister en Enfermería (2013) en la misma Universidad. Ha realizado 5 diplomados en ética, masaje Infantil y Docencia Universitaria todos en la Pontificia Universidad Católica de Chile.

Categoría académica actual:
Docente Asociada.

Actividades en investigación y publicaciones (últimos 5 años):

  • Su línea de investigación es la docencia en educación superior y la enfermería comunitaria.

Patricia Masalan Apip, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Formación académica:
Enfermera-matrona de la Pontificia Universidad Católica de Chile (1981), Magister en Salud Pública de la Universidad de Chile (1990), diplomada en Educación Superior de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2005), especialista en simulación clínica de la Universidad de Miami (2008) y en Promoción de Salud de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), Argentina (2013).

Categoría académica actual:
Profesor Clínico Titular

Actividades en investigación y publicaciones (últimos 5 años):

  • Su línea de investigación son los trastornos del sueño y la educación en salud.

Soto Fuentes Soto Fuentes, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Enfermera- matrona de la Pontificia Universidad Católica de Chile (1982), Magister en Administración en Salud de la Universidad de Chile (1991), diplomada en manejo de recursos humanos en salud de la Organización Panamerica de Salud (2007) y en salud basada en evidencia de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2011).

Categoría académica actual:
Profesora Titular

Actividades en investigación y publicaciones (últimos 5 años):

  • Su línea de investigación es la Gestion y administración en Salud. 

Publicado

2023-11-23

Como Citar

1.
Arechabala Mantuliz MC, Barrios Araya S, Urrutia Egaña M, Masalan Apip P, Soto Fuentes SF. CONSTRUÇÃO E ATRIBUTOS DE PROFISSIONALISMO EM UMA ESCOLA DE ENFERMAGEM NO CHILE. Cienc enferm [Internet]. 23º de novembro de 2023 [citado 11º de maio de 2024];29. Disponível em: https://revistas.udec.cl/index.php/cienciayenfermeria/article/view/10996

Edição

Seção

Investigaciones